Olá,
o programa Mais Você de hoje para quem viu deu uma petite démosntration de como surgiu o nosso amigo do peito - o sutiã.
Há 97 anos uma então jovem novaiorquina Mary Phelps Jacob (Caresse Crosby) rebelou-se contra seu espartilho de barba de baleia (peça de tecido super reforçado por várias camadas e costuras confeccionado com barba de baleia - barbatana - surgido na renascença para encaixar a silhueta feminina no padrão estético imposto pela aristocracia) que além de apertar muito sempre sobrava em seus vestidos.
Com a ajuda de sua empregada confeccionou um tipo de porta seios que deu tão certo que várias amigas também o queriam.
Sem tino comercial acabou por vender a patente de seu porta seios para a Warner Bros que nos 30 anos seguintes faturou 15 milhões de dólares com a novidade.
História rápida:
Os modelos de sutiã até a decada de 20 achatavam o busto no estilo "garçonne".
Nos anos 30 com a valorização da silhouette féminine surgiram os bojos de enchimento e as estruturas de metal para sustentar e aumentar os seios.
Nos anos 50 com o advento do nylon as peças conquistaram as estrelas de Hollywood.
Nos anos 60 as feministas queimaram as peças em praça pública porque a julgavam símbolo da opressão masculina.
Nos anos 80 uma geração de mulheres afirmava não usar nada por baixo das camisetas ou de seus jeans.
O tempo passou e a moda trouxe novidades, cores, texturas, rendas, fitas,... chega-se a gastar mais com roupa íntima do que com qualquer outro ítem do guarda-roupa ainda nos anos 80 e 90.
Hoje a indústria da lingerie cresce a olhos vistos, aposta em alta tecnologia, tecidos inteligentes, cortes a laser e sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário